quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Câmara põe fim à farra da inadimplência em escolas particulares


Câmara aprova projeto que permite desligamento do aluno que não paga a instituição de ensino em dia, a punição será para alunos em atraso por mais de 90 dias. Esta foi à forma encontrada pelos deputados para por fim aos altos índices de inadimplência, como apontado pela Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES).
O cancelamento é valido para faculdades e colégios, poderá ser feito ao final do semestre. Mas isto não caracteriza que as instituições iram afastar vários alunos sem antes negociar, como disse o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep), Ulysses Panisset. “Todas as escolas negociam débitos com as famílias de alunos inadimplentes, mas há os que abusam dos direitos garantidos por lei. Como sabem que não perderão a vaga até o fim do ano, os mal-intencionados simplesmente deixam de pagar as mensalidades. Acredito que todos os compromissos financeiros exigem regras bem claras, pois a escola oferece o ensino de qualidade e alguns pais não cumprem a parte deles no acordo. Independentemente de qualquer lei, não haverá desligamentos a torto e a direito, pois o interesse da escola é acertar a melhor forma de pagamento, respeitando as eventuais dificuldades financeiras enfrentadas pelas famílias”, diz Panisset.
A lei foi recebida com comemoração pelas escolas particulares, que enfrentam o grave problema da inadimplência.

Saiba mais:

Mesmo antes da lei inadimplência caí em São Paulo.

Faculdade pode recusar aluno devedor.

Valle anuncia descoberta de mais uma mina

Em meio a período pós-crise a Valle anuncia a descoberta de uma mina de 400 milhões de toneladas de minério, em Guanhães-MG. Além da atividade basíca de exploração do minério, ocorrerão investimentos no munícipio para a implantação de infra-estrutura. Segundo o geólogo João Carlos Cavalcanti, sócio da GME4, empresa dona de ativos minerarias, os investimentos irá gerar cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos, além das empresas prestadoras de serviço que irão se instalar na região.
A descoberta da Valle coresponderá a 20% do PIB do estado, em fase de operação. O projeto prevê investimentos de cerca de US$ 800 milhões.
Apesar de o país estar se recuperando da “marolinha”, como disse Lula, o setor industrial vê a importância em investimentos na área mineral para redução de custos. Os principais reflexos em relação aos investimentos no local são esperados para o segundo semestre de 2010.

Saiba mais sobre o assunto:

A procura pelo minério cresce.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Há algo de podre no senado


O momento atual que o Brasil tem passado no Senado era previsto por muitos. Fica claro que o país precisa passar por uma reforma política, para que novos formatos de liderança possam entrar em vigor. Para a funcionária pública Walderez Simões. " o Senado não tem nada de novo, ele deve ser revisto e pensada sua necessidade", disse Walderez.

Sarney insiste em afirmar que nada sabe sobre os escândalos lançados contra ele, mas isso é questionado pelo jornalista Daniel Amorim. " como um político de larga experiência como Sarney não sabe do que ocorre ao seu redor. Ele se apoia na certeza de não ser punido por seus colegas, por saber que eles dependem dele", afirmou Amorim.

A força legitimadora de Sarney é alvo de critícas inclusive entre os demais senadores que tem pedido o afastamento do presidente da casa, mas ele não admite a hipotese de deixar o cargo.

Leia mais:

Quanto custa manter um parlamentar

O senado e seus suplentes

sábado, 15 de agosto de 2009

Mais uma denúncia sobre a Universal


Fico feliz em ver como no Brasil temos um jornalismo altamente comprometido com o "bem estar" da população. Um jornal com tamanha credibilidade como o Jornal Nacional, da rede Globo, sempre com seu carácter denuncista, lançou mais uma denúncia sobre a Igreja Universal do Reino de Deus. Estas denúncias foram feitas em uma época muito oportuna para a política nacional, ou será coincidência? Não deve ser, o JN é de alta credibilidade, além de ser apresentado pelo casal jornalístico de maior expressão do BRASIL.
Não pretendo discutir a cerca de tais denúncias contra a igreja, que encontra-se em mais de 170 países, alias tal instituição deve ser realmente prejudicial aos que frequentam, mas estranho estar em tantos países, só consegue crescer o que é bom. Talvez a Universal seja? Não sou eu que irei responder, mas quem deveria fazê-lo é o casal JN, com a imparcialidade que lhes convém.
Acredito que todos os seguimentos da sociedade devem ser investigados, igrejas, empresas de todos os tipos e etc. Mas denúncias graves devem ser vistas com parcemonia pelo jornalismo.
O princípio básico do jornalismo esta em ouvir os dois lados de uma denúncia e ponderar o que é denuncismo do que é notícia. Se a Universal fosse uma igreja como a rede Globo diz não receberia a cada dia mais fiéis.
Correta a atitude do congresso em querer ajudar nas investigações contra tais denúncias, enquanto isso no farowest de Sarney fica tudo como antes. Mas deve ser mais importante para o governo procurar algo de errado em uma instituição como a Universal ao invés de investigar sobre denúncias de nepotismo e enriquecimento do coronel Sarney.
O melhor de tudo que ao final de uma batalha vem a vitória, e a igreja até hoje nunca perdeu nenhuma, tanto que nunca comprovaram nada contra a Universal. Talvez se Edir Macedo fosse Sarney seria melhor para ele.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Chega ao fim a 4ª mostra de cinema comentada Estácio de Sá-Prado

Pelo 4º ano consecutivo a mostra de cinema da Estácio de Sá foi um sucesso. Na abertura do evento o coordenador do curso de jornalismo Marcelo Freitas e a coordenadora de publicidade Letícia Lins falaram sobre a importância do evento para os alunos de comunicação.
Grandes partes dos alunos aderiram ao evento proposto pela instituição, apesar de ter ocorrido às vésperas de um feriado. Além de aderirem os alunos participantes tiveram participação ativa nos debates.
O ponto forte da mostra foi a diversidade de temas, por não ter tido um foco especifico os filmes atraíram mais aos alunos, como o Marcelo Freitas ressaltou.
O coordenador Marcelo Freitas ficou satisfeito pelo empenho dos alunos ao evento “Pensei que viriam menos alunos a mostra por conta do feriado, mas os alunos estavam interresados nos filmes e nos comentários.”, comentou Freitas.
A mostra de cinema vem se tornando referencia na faculdade Estácio de Sá, não só pelos alunos, mas também pela comunidade do bairro em torno da Estácio.
Foram exibidos documentários dos alunos de jornalismo além dos curtas de publicidade. Os presentes puderam se divertir com curtas muito bem humorados e documentários que recortaram algum traço da realidade.
O balanço do evento foi positivo para Freitas, mais uma vez os alunos tiveram a oportunidade de aumentar seus conhecimentos sobre cinema.

Veja o que Marcelo Freitas fala sobre a importância da mostra para os alunos

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Um pouco de Laura Pausini


Laura Pausini nasceu em Faenza, Itália, em 16 de maio de 1974. Sua carreira começou aos 8 anos, com seu pai Fabrizio Pausini, cantor.
Aos treze anos, Laura teve sua primeira experiência no estúdio com álbum I Sogni Di Laura um lançamento semi-profissional produzido por seu pai em 1987. Em 1993 sua carreira alavancou ao vencer o mais famoso e prestigiado festival de música da Europa, o Festival de San Remo, com uma de sua mais conhecidas canções, "La Solitudine" que hoje é considerada um clássico da música internacional por vários cantores.
À partir do momento que Laura ganhou o prêmio, sua carreira transformou-se completamente. A primeira mudança foi ter assinado um contrato com a Warner Music Italy, quando lançou seu primeiro álbum profissional, com o nome Laura Pausini(1993).
Atualmente Laura Pausini é uma das cantoras italianas de maior sucesso pelo mundo. Admirada em boa parte do globo, destaca-se seu amor pela América Latina.
Já fez várias parcerias de sucesso, como com: Alejandro Sanz, Phill Colins, Micheal Bublé, Lara Fabian e vários outros.


Saiba mais sobre sua carreira e sucessos

Saiba um pouco sobre a música La Soletudine no vídeo

sábado, 23 de maio de 2009

Mostra de cinema comentada-Estácio de Sá

A faculdade Estácio de Sá promoverá nos dias 8, 9 e 10 de junho, a quarta mostra de cinema comentada. São esperados críticos e autores de fimes. A expectativa dos organizadores é de que a mostra possa aguçar os alunos a cultura cinematográfica.
A estrutura das apresentações será diferente dos outros eventos. Ao invés de serem exibidos os filmes para que depois haja o debate, primeiramente será brevemente introduzida a temática do filme aos alunos e depois exibido e por fim ocorrerá o debate. Além da apresentação dos curtas dos alunos de publicidade e os documentários dos de jornalismo, antes da exibição dos filmes.
Participarão da mostra os alunos de comunicação social, jornalismo e pulicidade e propaganda. Os convidados esperados são: Rafael Condê, Carlos Henrique Santiago, Marcelo Domingues, Claricce Alvarenga, José Ricardo, Marcelo La Carreta e Ivete Vandi.
O diferencial desta mostra é que ao contrário das passadas, está não terá um tema definido, os convidados que escolheram os filmes a serem exibidos.
A mostra de cinema comentada da Estácio de Sá-Prado, ocorrerá em dois turnos, manhã e noite, às 8 da manhã e 7:30 da noite.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Diamante de Sangue

Filme que retrata a realidade já vivida em Serra Leoa, saiba mais sobre no vídeo.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Gripe Suína

A gripe suína vem aumentando seus casos a cada dia. Veja mais detalhes no vídeo.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Relacionamentos on line

Subjetivo definir twitter, talvez possamos dizer em um diário momentâneo virtual. O objetivo do twitter é que o usuário poste a todo momento o que esta fazendo ou o que irá fazer logo em seguida, para que os que lhe acompanham possa saber de seus passos.Sem sentido talvez, mas a cada dia cresce o número de usuários, exatamente por sua facilidade e mobilidade, via celular pode-se postar mensagens no twitter. Ainda que não gostemos desta nova febre digital terremos que nós adequar a ela.

Mas sua aplicabilidade não se restringe a isso, funciona também como um site de notícias as vezes, pelos usuários poderem postar via celular informações instântaneas.

A rede de comunicação vem crescendo a cada dia e o twitter chegou para somar ao que já existia, como orkut e msn. Tem se tornado comum este tipo de integração na sociedade atual, que caracteriza-se pela falta de tempo.

Leia mais:

Redes sociais

Saiba mais sobre o Twitter

Quer fazer um twitter?

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Comércio Informal


O comércio informal surgiu como alternativa a falta de emprego formal. Apesar desta atividade nâo ser regulamentada pelo governo ela tem crescido dia após dia.

Muitos vêem este modo de trabalho como a solução a falta de emprego. No intuíto de legalizar a atividade informal, a prefeitura de de Belo Horizonte criou os shopping´s populares, para que os vendedores ambulantes do centro da capital migrassem para eles. A idéia deu certo, mas nos bairros o comércio informal ainda existe.

É o caso da banca de balas e guloseimas de Geraldo Alves, na porta da faculdade Estácio de Sá. Ele afirma que a atividade informal nâo é a sua principal fonte de renda, mas ela complementa sua renda principal.
Ele destaca como um dos beneficios deste trabalho, a liberdade de horários e o lucro, mas a liberdade de horário não significa que ele possa montar sua banca o horário que bem quiser, ele obedece sempre a horários.

Geraldo Alves destaca como ponto negativo de seu trabalho, a falta de regulamentação o que traz insegurança a ele. Como o próprio resaltou, "várias vezes tive que juntar minha banca correndo e por no carro".

O comércio informal na porta da faculdade Estácio de Sá é normal, mas apesar de a ilegalidade desta atividade os autoridades não tomam nenhuma providência.

Veja vídeo com depoimento de Geraldo Alves:



Leia mais:

Eduacação X Bebida

Entre a aula e o bar

A lei seca não pegou

Na Região do Prado os negócios se proliferam: de ensino à alimentação tudo é comercializado

Votar a pagína inicial

segunda-feira, 30 de março de 2009

Mudanças Ortográficas


As mudanças na língua portuguesa são bem recebidas pelos novos aprendizes, as crianças em fase de alfabetização. Já para os alfabetizados dará um pouco de dor de cabeça.

Algumas palavras perderam acentuação, outras ganharão hifem, o trema não existe mais. Acredito que tais mudanças serão bem recebidas no futuro, a princípio poderam haver alguns problemas.

Para aqueles que já não se relacionavam bem com as acentuações as mudanças são bem vindas. Estas alterações foram feitas no intuito de tentar unificar a língua portuguesa, que é falada no Brasil, Portugal, Angôla, Moçambique, Cabo-Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O hifem agora está presente em todas as palavras que terminam com vogais iguais, como por exemplo, micro-ondas. Já as palavras que antes tinham ifem, mas não terminavam com vogais iguais, agora são juntas, como ultrassom. Desaparecem os acentos das palavras com ditongo aberto éi e ói das palavras paroxítonas. Já as palavras oxítonas, aquelas que a silaba tônica é a última, permanecem acentuadas.

O que certamente é a maior mudança da língua é o fim do acento diferencial para as palavras homófonas, as que tem a mesma pronúncia, por exemplo pôde e para, agora permanece apenas a forma sem acentução. Pela e pélo, acontece da mesma forma.

As mudanças seram obrigatórias a partir de 2010, portanto não precisamos ficar preocupados com tais diferenças imdiatamente.

Veja um vídeo com as principais mudanças.

Google e Microsoft fazem mistério quanto a adpataçao das regras.

Portugal ainda não consegui adotar as novas mudanças.

domingo, 22 de março de 2009

A santa instituição católica

Como de praxe a igreja católica se infiltra em todos os níveis da sociedade. A mais nova é a excomunhão de uma mãe que teve sua filha estuprada pelo padrasto.

Certamente a excomunhão desta mãe deve ter vindo por merecer, juntamente com a do médico que fez o aborto da garota de 9 anos, só esqueceram do estuprador, pequena falha da instituição, nada que a desabone.

A menina que mora em Alagoinha, no agreste de Pernambuco, a algum tempo vinha sendo violentada sexualmente pelo companheiro de sua mãe.
Por medo nunca disse nada, ele sempre a ameaçava caso falasse a alguém, além de dizer que mataria sua mãe.

O médico da garota suspeitou da gravidez por ela reclamar de enjoos, tonturas, além do abdome inchado. A encaminhou para Recife onde foi submetida a exames de maior espectro, onde constatou-se a gravidez de uma menina que sequer corpo para gerar um filho tem, o que dirá dois.

O ministério público interveio rapidamente, mas não só a justiça cuidou do caso. A justiça "divina" representada pelo arcebispo de Olinda e Recife Dom José Cardoso, conhecido como Dom Dedé, também entrou no caso.

Rapidamente ao saber que o aborto seria consequência neste caso, o qual uma menina de 9 anos estava gravida de gêmeos. "Dom Dedé" procurou o ministério
público para impedir que em detrimento da vida de uma garota fosse tirada a de 2 crianças, que sequer tinham possibilidade de nascer.

Por sorte realmente divina o ministério público não ouviu o arcebispo, que certamente cumpre ordens de um poder "maior", e autorizou o aborto que deveria ser feito realmente.

Mas é compreensível que a instituição católica intervenha em casos que competem ao poder público decidir, ou melhor a mãe da garota violentada também.

A cada atitude descabida que a instituição católica toma ela afasta mais seus fiéis, eles só se esquecem dos casos de pedofilia cometidos pelos seus padres, que são proibidos de casar por voto a Deus.

Saiba mais sobre o caso

Além do aborto a instituição condena o uso de preservativos, em visita a África o papa foi criticado

quinta-feira, 12 de março de 2009


A estudante Débora Costa do 7º período da faculdade Estácio de Sá, esta ansiosa a ver sua intervençâo social
concluída.

Ela e seu grupo estão pesquisando sobre a vida de palhaço, como vivem e tudo mais sobre essa profissão.


Débora tem se dedicado a fundo em aprofundar-se no assunto sempre com um ojetivo jornalístico. O que será mostrado em seu documetário com uma proposta muito além do que retratar simplesmente a vida de palhaço.


O prjeto quer documentar o que passa na vida desses profissionais da alegria além do que mostram ao público.


Podemos ver como o palhaço sempre faz o melhor de si para alegrar o público.

Gozo - Click here for this week’s top video clips


Um dos maiores públicos destes artistas é o infantil, mas isso não quer dizer que os adultos també não apreciem a arte.
A responsabilidade de um aluno em seu trabalho de conclusão de curso é sempre muito grande, independete de seu curso.


Leia mais: Atividades físicas na terceira idade.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Brasil X Crise financeira

Ao contrário do que se esperava a crise financeira tem deixado fortes marcas na economia Brasileira. Apesar de as medidas do governo terem sido tomadas no intuito de voltar a acelerar o ritmo de crédito que o país vivia, notou-se que o mercado desaqueceu rapidamente.

Até setembro de 2008 o Brasil crescia num ritmo de 6% do PIB, agora as previsões para 2009 é de um crescimento de 2%. A redução do imposto sobre produtos industrializados (IPI) para os automóveis foi importante.

Com o incentivo de redução do IPI muitos postos de trabalho foram retomados dentro das fábricas, mas ao fim do mês de março acaba o desconto do IPI. Mas não foi suficiente para a indústria automobilística registrar uma retomada no volume de vendas como a anterior a crise.
Fica claro, portanto as intenções do governo em retomar a economia do país.

Só que o governo se esquece que uma economia sustentada pelo mercado automobilístico não irá se sustentar no mundo por muito tempo. As cidades a cada dia enfrentam maiores problemas com o volume de carros nas ruas, não há mais o que ser feito para desafogar o trânsito das cidades, mesmo as de pequeno porte.

Certamente este é um desafio para os governos de todo o mundo. O que será a próxima base da economia? Os fortes investimentos na área tecnológica dão um forte indício em que poderá se apoiar a economia futura.

Leia mais: Reflexos da crise nos EUA

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Faltou verificar as fontes

O suposto caso de estupro de Paula Oliveira, por um grupo neonazista em Zurique, causou constrangimento para o Brasil.
Mais uma vez vemos o caso de publicação de notícia sem a devida verificação. A rede Globo utilizou-se de fontes passíveis de destorção, a família de Paula.

O suposto abuso partiu de um ultrassom que teoricamente comprovava gravidez da mesma. Mas vindo desta senhora tudo pode acontecer. Como relatado por uma amiga, ela sofre de um costume de inventar fatos.

É fato que a Rede Globo errou ao publicar a notícia sem as devidas confirmações, mas visto que o tratamneto dispensado a brasileiros fora do país tem sido relativamente rude ela tratou de alarmar logo o fato.

Recordamos do fato trágico de Jean Charles de Menezes de 27 anos, morto numa estação de trem em Londres, depois de ser confundido com um terrorista. O fato ocorreu simplesmente porque segundo a polícia britânica, a casa a qual ele morava estava sendo vigiada por eles. Além de ele ter se recusado a parar quando chamado pelos policiais,segundo a Scotland Yard. No que resultou em 5 tiros na cabeça.

Como dito pelo presidente Lula em um de seus programas semanais, não existe reciprocidade no tratamento dado aos brasileiros que viajam por diversos países do mundo.