segunda-feira, 30 de março de 2009

Mudanças Ortográficas


As mudanças na língua portuguesa são bem recebidas pelos novos aprendizes, as crianças em fase de alfabetização. Já para os alfabetizados dará um pouco de dor de cabeça.

Algumas palavras perderam acentuação, outras ganharão hifem, o trema não existe mais. Acredito que tais mudanças serão bem recebidas no futuro, a princípio poderam haver alguns problemas.

Para aqueles que já não se relacionavam bem com as acentuações as mudanças são bem vindas. Estas alterações foram feitas no intuito de tentar unificar a língua portuguesa, que é falada no Brasil, Portugal, Angôla, Moçambique, Cabo-Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O hifem agora está presente em todas as palavras que terminam com vogais iguais, como por exemplo, micro-ondas. Já as palavras que antes tinham ifem, mas não terminavam com vogais iguais, agora são juntas, como ultrassom. Desaparecem os acentos das palavras com ditongo aberto éi e ói das palavras paroxítonas. Já as palavras oxítonas, aquelas que a silaba tônica é a última, permanecem acentuadas.

O que certamente é a maior mudança da língua é o fim do acento diferencial para as palavras homófonas, as que tem a mesma pronúncia, por exemplo pôde e para, agora permanece apenas a forma sem acentução. Pela e pélo, acontece da mesma forma.

As mudanças seram obrigatórias a partir de 2010, portanto não precisamos ficar preocupados com tais diferenças imdiatamente.

Veja um vídeo com as principais mudanças.

Google e Microsoft fazem mistério quanto a adpataçao das regras.

Portugal ainda não consegui adotar as novas mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário