quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Faltou verificar as fontes

O suposto caso de estupro de Paula Oliveira, por um grupo neonazista em Zurique, causou constrangimento para o Brasil.
Mais uma vez vemos o caso de publicação de notícia sem a devida verificação. A rede Globo utilizou-se de fontes passíveis de destorção, a família de Paula.

O suposto abuso partiu de um ultrassom que teoricamente comprovava gravidez da mesma. Mas vindo desta senhora tudo pode acontecer. Como relatado por uma amiga, ela sofre de um costume de inventar fatos.

É fato que a Rede Globo errou ao publicar a notícia sem as devidas confirmações, mas visto que o tratamneto dispensado a brasileiros fora do país tem sido relativamente rude ela tratou de alarmar logo o fato.

Recordamos do fato trágico de Jean Charles de Menezes de 27 anos, morto numa estação de trem em Londres, depois de ser confundido com um terrorista. O fato ocorreu simplesmente porque segundo a polícia britânica, a casa a qual ele morava estava sendo vigiada por eles. Além de ele ter se recusado a parar quando chamado pelos policiais,segundo a Scotland Yard. No que resultou em 5 tiros na cabeça.

Como dito pelo presidente Lula em um de seus programas semanais, não existe reciprocidade no tratamento dado aos brasileiros que viajam por diversos países do mundo.